sexta-feira, 13 de maio de 2016

Está rolando um novo ciclo de larp em São Paulo - e você não pode perder!

Não se deixe enganar pelo nome. O Ciclo de iniciação de larp não é só para quem está começando.

Realizado pela primeira vez no Sesc Ipiranga, ano passado, o Ciclo é uma curadoria de larps apresentada pelo Luiz Prado, certamente o mais ativo autor brasileiro de larps de nossos tempos.

Cartazes do Ciclo de iniciação ao larp do Sesc Ipiranga, 2015

Compondo uma programação com duração de um mês, com um encontro por semana, o Ciclo apresenta uma seleção de larps que podem ser jogados isoladamente ou em conjunto. Isoladamente, cada larp é uma experiência única, inteira e completa. Em conjunto, eles constituem mais que um comentário sobre a linguagem - eles dão conta quase, pode-se dizer, de um processo de formação.

Mas não se deixe enganar pela aparente complexidade. O Ciclo de iniciação de larp também é para quem está começando.

Larps do Ciclo do Sesc Itaquera


Não. O Sesc Itaquera não será invadido por cavaleiros medievais ou vampiros, nem será transformado em uma nave espacial (não dessa vez!). Os larps selecionados são experiências mais intimistas, pessoais. Todas estão ligadas de alguma maneira ao mundo ou ao imaginário contemporâneo e lidam com temas que estamos habituados em maior ou menor grau. Todos os jogos são de autoria de Luiz Prado, e quem já participou de um larp do autor vai reconhecer seu estilo.

Cartazes já divulgados do Ciclo do Sesc Itaquera
Letícia Freire - 1/mai
O primeiro larp do ciclo foi uma estréia. Letícia Freire foi lançado no mesmo dia no site do Boi Voador e os participantes ganharam uma versão impressa do manual. Este jogo propõe uma experiência multimídia e fragmentada, onde os jogadores se reunirão para representar em duplas uma entrevista para um documentário sobre a personagem título. No final, todas as entrevistas serão unidas criando um pequeno documentário. Os jogadores, no entanto, não combinam nada entre si sobre Letícia Freire - e a unidade é garantida na base do improviso, por um pequeno fio condutor que passa, como um telefone sem fio, de uma entrevista para a outra. O resultado é tão interessante quanto surpreendente!

Sê um viajante numa noite de inverno - 8/mai
Jogo de 2015 ganhou uma versão vespertina em sua edição no Sesc Itaquera. Aqui, cada jogador representa uma versão de si mesmo que, por algum motivo, abandonou tudo e se tornou um viajante. Você deve pensar no que o fez largar tudo, no que deixou para trás e em algo que mudou sua perspectiva diante da vida, depois de começar sua jornada. Então, todos os viajantes se encontram numa noite tarde de inverno ao redor de uma vela para tomar uma bebida quente e conversar sobre suas jornadas até que o fogo se apague. Os participantes também ganharam uma versão impressa do manual.

Três Homens de Terno - 15/mai
É um exercício em torno da linguagem. Em Três Homens de Terno os jogadores se reúnem em torno de um poema algo abstrato e discutem possibilidades de narrativa e estrutura de jogo. Parte está, é claro, sugerido no próprio poema, parte será completada pelo grupo de jogadores. É o próximo larp do Ciclo que acontecerá domingo que vem e eu tenho esperança que aproveitemos o cenário político como estímulo para, pelo menos, algumas de nossas propostas ;)
Também receberemos uma versão impressa do "poema".

Uma tarde no museu - 22/mai
Realizado pela primeira vez no MAC, Uma Tarde no Museu é um convite interessante à reflexão sobre a autoridade e o nosso olhar para a arte e para o outro. Recriando um ambiente de um exposição, os jogadores se dividem em 3 grupos: um será uma obra de arte, outro, um mediador do museu e os demais visitantes. O manual do jogo também ganhará uma versão impressa nessa ocasião.

Morte ao artista - 29/mai
Em 2015, o Ciclo do Sesc Ipiranga terminou com o larp monstros. Era um larp inédito, sobre o qual pouco sabíamos, mas tinha a promessa de ser uma experiênica mais intensa e mesmo mais elaborada que as outras. E foi. O larp ganhou uma segunda edição pelo grupo Boi Voador. Morte ao Artista é o monstros do Itaquera. O larp repreduzirá um pequeno teatro - com alguns jogadores na posição da platéia e outros no palco - e com a ajuda de tomates, sim, tomates, operará a crítica à figura do artista moderno.

Palestras de abertura


Além dos larps, em quatro dessas datas, eu apresentarei, abrindo a programação de larp do dia, às 11h30, uma pequena palestra seguida de bate-papo cujos objetivos são aguçar a percepção, ampliar o interesse e promover a reflexão sobre as práticas que virão em seguida.

1/5 - O que é larp
8/5 - Jogo ou Arte
22/5 - O Larp Político
29/5 - O artista pesquisador em larp

O Sesc Itaquera


Um dos maiores centros culturais da cidade, o Sesc Itaquera fica em maio a uma área de preservação ambiental. Em seus mais de 350.000 m² ele abriga um centro esportivo, lago, parque aquático e muitos outros espaços destinados a todo tipo de programação cultural. Entre estes, encontra-se o ETA - Espaço de Tecnologias e Artes que em 2016 está trazendo diversas programações na linguagem do larp.


 O Sesc Itaquera fica localizado ao lado do Parque do Carmo, na Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000. A melhor opção para chegar ao Sesc é ir até a estação Itaquera do metrô e tomar o ônibus Gleba do Pêssego, que sai do terminal anexo à estação.

Os larps começam às 14h e vão até as 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário