sábado, 16 de junho de 2012

viralizar pra quê?

[postado orginalmente no facebook, às 17h30 do da 16 de junho de 2012]

depois da risada do bebezinho, o itaú está recorrendo novamente a vídeos que já bombaram na internet para fazer seus virais. e, lógico, vídeos internacionais.

a lógica é pegar o filão das pessoas que obviamente vão curtir, mas que não viram (ou não viram com atenção) por estar em outro idioma. Mais que isso, um vídeo desses mexe com quem já o vu também, claro.

duas coisas me chamam muito a atenção.

1 - a estratégia de mkt do itaú, que é a primeira empresa que eu vejo que parou de se dar ao trabalho de tentar criar um viral... comprou um pronto (mais de um). Empresas gastam fortunas e meses de trabalho tentando criar um conteúdo viral vinculado a suas marcas... o itaú poupou os meses.

2 - há um procedimento estético muito contemporâneo e conhecido por todos nós no facebook. A resignificação de um conteúdo a partir da inserção de legendas. Isso não é exclusividade do face, logicamente. Está em todas as áreas de criação: nos quadrinhos (desde maio de 68, pelo menos...), no teatro, nas artes visuais... desde antes mesmo da internet. Mas me surpreende o itaú usar desse recurso. Um vídeo que todos conhecem, transmutado em propagada com a inserção de apenas poucas frases. "8 meses". "fazer um investimento é realizar um sonho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário