quinta-feira, 10 de maio de 2012

Entendendo a a Experiência do Usuário Móvel: os três modos de Uso Móvel


por Phil Webb, em 17 de abril de 2012 [artigo original, em inglês]
tradução livre de Luiz Falcão

Você quer que seu projeto mobile tenha sucesso?

Quer se trate de um website móvel, um aplicativo, game ou qualquer combinação destes, o sucesso de sua iniciativa mobile dependerá de como as pessoas o usarão.

Pessoas são ocupadas, sua atenção é muito exigida e já possuem padrões de comportamento com os quais seu projeto de mobilidade deve coexistir.

Faz sentido compreender esses padrões de comportamento e elaborar sua estratégia para mobilidade com esse entendimento - trabalhar com os comportamentos existentes ao invés de tentar inventar novos.

Então, quais são esses comportamentos?

3 Modos de Experiência do Usuário Móvel


Em estatística, o modo é o "valor que ocorre mais frequentemente numa série de observações ou dados estatísticos."

Modos são a maneira mais precisa de descrever os comportamentos existentes das pessoas.

Nossos amigos do Google analisaram seus usuários móveis e vieram com uma estratégia para ajudar a orientar as estratégias de desenvolvimento de sites e aplicativos móveis.

A base desta orientação é que os usuários móveis podem ser classificados em três padrões principais de comportamento com os seguinte nomes:
  1. Recorrente (Repetitive now)
  2. Entediado (Bored Now)
  3. Urgente (Urgent Now)

Para ter sucesso em seu projeto móvel, você precisa descobrir qual desses três descreve como seus usuários vão usar o produto.

1 Recorrente


Threadless é atraente para usuários Recorrentes
Usuários recorrentes estão buscando informações em tempo real recorrentemente. Eles usam seus dispositivos móveis para ficar em contato com as mudanças em curso, repetitivamente.

Usuários recorrentes podem estar a procura de atualizações sobre placares esportivos, checando o clima ou buscando as últimas cotações de ações. Esses usuários estão repetidamente beliscando trechos de informações, então, uma vez satisfeitos, eles partem.

Usuários recorrentes frequentemente procuram o mesmo tipo de informação - como placares esportivos - mas para uma nova data ou jogo. Mas o padrão permanece o mesmo. Eles querem suas informações e nada muito além disso enquanto estão no Modo Recorrente.

Em um contexto de comércio móvel, o uso Recorrente pode ser observado em clientes procurando menores preços ou itens entrando em venda.

Varejistas podem apelar aos usuários Recorrentes criando uma seção de venda acessível, ou alertas de preço ou de inventário, como sites de diários de ofertas.

Podem ainda começar a criar hábitos que os alinhem com o uso dos usuários Recorrentes lançando novos produtos no mesmo dia toda semana ou no mesmo horário todo dia.

2. Entediados


Este modo de uso é muitas vezes um subproduto da espera e da busca por distração, entretenimento ou conexão por meio do dispositivo móvel.

Ande de transporte público e você verá todos no ônibus, trem ou metrô absortos em seus dispositivos móveis. Sente-se na sala de espera do dentista e você verá a mesma coisa. Vá a cafeteria observar as pessoas que esperam na fila por menos de um minuto - elas frequentemente pegam seus mobiles para ver suas mensagens, consultar alguma coisa que está na sua cabeça ou atualizar uma rede social.

O uso Entediado nasce quando os usuários precisam passar o tempo e sentem que poderiam estar fazendo alguma coisa mais interessante no mundo digital do que estão fazendo no mundo físico.

Esse modo de uso pode ser valioso para o comércio móvel porque muitas vezes é quando as pessoas descobrem novos produtos ou dão seguimento a qualquer etapa do processo de compra - eles estão procurando preencher seu tempo e fazer compras se tornou uma forma popular de fazê-lo.

Mas usuários Entediados podem também ser difíceis de capturar porque estão engajados com atividades pessoais como Facebook ou com produtividade, como email.

Entender como seus clientes veem suas ofertas é fundamental para compreender sua oportunidade de conectar-se com eles quando estão no modo de uso Entediado.

3. Urgente


A terceira categoria de uso móvel é o Urgente e esse nome descreve perfeitamente a sensibilidade das pessoas neste modo - Eu preciso disso agora!

Nesse modo, as pessoas estão buscando de informações urgentes no seu dispositivo móvel. A informação muitas vezes diz respeito a um momento ou local de sensível necessidade, como o próximo horário de exibição de um filme, restaurantes italianos próximos, resenhas confiáveis de um bar ou chamar um guincho para seu carro.

Pessoas no modo Urgente estão fazendo decisões repentinas em torno de credibilidade, precisão e relevância porque sentem que precisam.

Comércios móveis com grande quantidade de negócios baseados em tempo impulsionados pela urgência, como floristas e lojas de chocolate no dia dos namorados, restaurantes na hora do jantar, lojas de presentes e de brinquedos em feriados, açougueiros no dia de ação de graças... precisam particularmente entender o cliente do modo Urgente porque podem ser inconstantes,  julgadores, impacientes e exigentes.

Como recompensa, usuários Urgentes estão frequentemente prontos para tomar decisões e agir rapidamente. Uma experiência móvel bem projetada e intuitiva pode ser muito eficiente.

Toques Fundamentais


Como seu cliente usa a experiência móvel que você está apresentando a ele?

Comece pelos 3 modos de experiência do usuário móvel e você largará na vantagem para ter sucesso em seu projeto móvel. Pense em como cada tipo de usuário usará seu site.

A alternativa é dolorosa. Sem ser capaz de responder a questão "qual modo de experiência de usuário móvel corresponde às necessidades dos seus clientes (e poderia ser mais de um para projetos maiores)", é improvável que seus clientes encaixem sua experiência móvel nos padrões existentes deles.

E se você precisar de ajuda para descobrir isso - fale conosco.

Tenha a Mobify trabalhando eu seu projeto mobile [ https://www.mobify.com/get-started/ ]





Artigo Original em Inglês: Understanding Mobile User Experience: the 3 Modes of Mobile Usage , no site Mobify

Nenhum comentário:

Postar um comentário