Apenas um Jogo foi um programação intensa de larp no Sesc Itaquera no ano de 2017. Uma vez por mês, sempre no último domingo, a unidade do Sesc situada na Zona Leste de São Paulo recebeu os mais diferentes larps, brasileiros e de outras partes do mundo. Além disso, recebemos também autores para fazer seus próprios jogos - muitas vezes pela primeira vez.
Em dezembro, encerramos nossa programação anual no domingo dia 17 - início das festividades da Saturnália Romana e data significativa para nossa história com o larp - com o Larp Deriva, de Luiz Prado.
Tive a oportunidade de jogá-lo em fevereiro, durante a programação Território Larp no Sesc Ipiranga (onde joguei também o larp Chuva Ácida, duas semanas depois). Deriva é um larp "físico", na tradição de outros jogos do autor como monstros e Último Dia em Antares (este, desenvolvido durante uma residência artística no Sesc Itaquera em 2016), mas não é necessariamente um larp "mudo". Seguindo outra "tradição do autor" (comparemos Café Amargo, Letícia Freire e Andarilho... por exemplo), Deriva experimenta também, de maneira radical, na forma. Não importa quantas pessoas estejam jogando o larp juntas e ocupem o espaço ao mesmo tempo: cada personagem está sempre sozinho, definhando solitário na selva como o protagonista do conto que inspira o larp, À Deriva, de Horácio Quiroga. (O próprio Luiz Prado discorreu recentemente sobre esta escolha de design em um post no facebook).
Estar tragicamente sozinho e ao mesmo tempo dividir espaço com os outros jogadores não é a única característica que chama atenção em Deriva, é claro - mas os demais traços de personalidade desse larp eu deixarei para conhecermos pessoalmente e na pele no próximo dia 17.
DEZ/ Deriva
dia 17 de dezembro, domingo - 14h00 / Sala de Convenções Grande
Deriva é um larp baseado no conto À Deriva, do escritor uruguaio Horacio Quiroga. Os jogadores vivem uma luta pela sobrevivência na selva, enquanto agonizam sob os efeitos de um veneno letal. Com ênfase no trabalho corporal e no uso da imaginação, Deriva faz parte de um grupo de larps que buscam explorar as potencialidades do corpo em jogo, como "monstros" e "Último dia em Antares". Através da imaginação, os jogadores criam seu entorno e moldam seus corpos, deslocando-se por espaços ficcionais que se cruzam. A procura é pela imersão surgida desses corpos modificados pelas sugestões criativas dos participantes. Deriva é o primeiro jogo de uma série batizada como "Larps de Amor, de Loucura e de Morte" - em referência à coleção de contos de Quiroga.
A participação é gratuita e não é preciso fazer inscrição antecipada, basta comparecer no horário. É recomendado que os participantes venham com trajes confortáveis. Durante o larp, poderá haver trabalho corporal intenso, com movimentos como engatinhar, rastejar e rolar no chão.
link: evento no site do Sesc
link: evento no facebook
Deriva encerra a programação do ano Apenas um Jogo, que trouxe um larp por mês, todo último domingo do mês para o Sesc Itaquera. Excepcionalmente em dezembro, o Apenas um Jogo ocorrerá no dia 17 de dezembro.
Luiz Prado realiza suas pesquisas individualmente e junto do grupo Boi Voador e da ong Confraria das Ideias. Participa do NpLarp - Núcleo de Pesquisa em Live Action Roleplay. É criador e organizador do FERVO - Frente de Experimentação em Representação, Vivência e Ocupação. Reside em São Paulo, SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário