Em agosto, realizei na programação Apenas um Jogo do Sesc Itaquera o larp Morte Branca. Paloma Neves, uma das jogadoras, escreveu-me um relato a respeito e permitiu que eu o publicasse. Segue na íntegra. E na sequência, links para outros relatos da experiência, escritos por outros participantes.
Guest Post - Paloma Neves
No dia 27 de agosto de 2017, estivemos reunidos no Espaço de Tecnologias e Artes do SESC Itaquera, para realizar o Larp “Morte Branca” de Nina Runa Essendrop [e Simon Steen Hansen].
O jogo em questão
estabelece dois momentos: workshop e aplicação (que é a rodada propriamente
dita). Seres Humanos: uma
sociedade “ancestral” (primeiros colonos), vivem no topo de uma montanha, este
é o território ocupado, sob a neve e o frio intenso. Criaturas Brancas: seres
celestiais que ocupam outra dimensão, anjos da neve, coexistem com os humanos,
mas não podem relacionar-se com eles. É proibida a fala em ambos os universos.
Seres humanos e criaturas brancas não se articulam através das palavras, a
estrutura rígida de “Morte Branca” estabelece uma experiência corporal, onde
toda a expressão e os meios de construção da narrativa, entre os jogadores, se
dão na chave da linguagem não verbal.
As
regras do jogo impõem restrições físicas rígidas e intensas aos corpos
dos jogadores: “ímãs com polos opostos entre pés e mãos”, “pés e
mãos atados, uns aos outros, com elásticos”... Os seres humanos, assim
como na vida real, são
plenos de limitações que os impedem de sentir prazer nas pequenas
coisas,
limitações que geram frustrações e insatisfações consigo mesmo,
limitações que implicam
na necessidade de auto-proteção, mas que resultam em hostilidade no
trato com
as outras pessoas.
Além dos limites físicos, o jogo fornece a cada ser humano
um conflito comportamental: “pessoas com a cor da pele diferente da sua não são
confiáveis”, “pessoas com cabelo curto são mais fracas”, “pessoas com cor de
cabelo diferente da sua são inferiores”... Nada de incomum, se pensarmos nas
relações humanas, na história da "evolução" humana, na sociologia. Todas essas
condições comportamentais são gatilhos potentes, criam animosidade,
desconfianças e instauram uma atmosfera densa de sentimentos mesquinhos.
As criaturas brancas são o oposto dos seres humanos: são
leves, são amorosas, são felizes e tentam salvar os Seres Humanos de seus
sofrimentos, de suas redomas de vidro. Como não ocupam o mesmo espaço físico
que os seres humanos e a estrutura do jogo exige a ausência da linguagem
verbal, criaturas brancas tem poder nulo de intervenção sobre os conflitos humanos.
Há ainda a presença de quatro elementos plenos em
simbolismo: SONHO (balões de ar), SOBREVIVÊNCIA (açúcar), FÉ (folhas de papel
em branco) e, algo que nomearei como “TRANSCENDÊNCIA” (fita de cetim). Estes
elementos eram inseridos no jogo, pouco a pouco, em momentos rigorosamente
estabelecidos no roteiro de ação do Larp. As relações que os jogadores, enquanto
Seres Humanos, estabeleciam com estes quatro elementos intensificavam, ainda mais, o conflitos com os outros Seres Humanos.
Assim como na vida real, sonho trazia leveza e alegria, apesar de seu caráter efêmero. Sobrevivência,
simbolizada por um alimento, que também funcionava como riqueza, como
moeda de troca e meio de opressão e dominação: assim como na vida real, a
luta por sobrevivência faz despertar tudo aquilo que é instinto, na
forma mais bruta. Fé, tal qual na vida real, para quem acredita é
motivadora e para quem não acredita, gera total apatia e desprezo
contra quem tem fé. E a transcendência que, com o pesar mais
niilista do mundo, ouso chamar de suicídio: decisão irreversível, capaz
de por fim na extrema exaustão que é encarar, infinitas vezes, o
sofrimento de permanecer vivo.
Mergulhei
na experiência proposta em Morte Branca com total intensidade. Ter
usado um repertório de ferramentas do ofício do ator, que há muito
deixei para trás, construindo meu personagem Ser Humano com um norte de
método stanislavskiano, talvez não tenha sido a melhor das ideias.
Minhas restrições impostas pelo jogo eram um corpo-marionete, cuja
movimentação deveria partir de linhas guias nos joelho, punhos e
cotovelos... Além de ter como "quesito moralizante" a condição de que
pessoas com cor da pele diferente da minha não eram confiáveis.
O
acaso me trouxe exatamente meus conflitos existenciais, que carrego
comigo em minha vida real: corpo marionete (sinto, muitas vezes que sou
uma pessoa totalmente manipulável, frágil, como alguém que não conduz a
própria vida, mas que é conduzido, que está sob o julgo de outrem) e,
para estreitar laços com a minha realidade: eu era a única menina quase
negra, numa sala repleta de gente branca; "pessoas de pele com cor
diferente da sua não são confiáveis" automaticamente se transformou em
"não se pode confiar em absolutamente ninguém".
Construir uma vivência mais semelhante à minha própria relação com a vida do que esta, seria impossível. Somando a tudo isto o empréstimo de meu próprio repertório emocional, aos quatro elementos:
para SONHOS empreguei meu sonho real; à SOBREVIVÊNCIA, minha
generosidade em doar e receber, mesmo em condição de escassez, lutando e
empregando toda a minha força, de maneira obstinada, a garantir que
todos tivessem acesso livre ao mínimo para manterem-se vivos; à FÉ, uma
total insegurança, fruto de minha relação íntima com o verbo acreditar,
em contraponto ao misto de curiosidade e admiração por quem é capaz de
manter a esperança; e à TRANSCENDÊNCIA: meu último suspiro, debilitado,
exausto pela longa trajetória, num desabrochar reconfortante da
desistência, que resulta em solene liberdade.
A
experiência compartilhada no acontecimento do jogo serviu-me como um
espaço para redescobrir a mim mesma. Como um lampejo e uma chance de
pensar em mim e na minha relação com o mundo, num plano onírico, onde o
lúdico se desdobra em potencialidade de raciocínio diante do real.
"Morte
Branca" é um Larp que questiona a vida, as limitações humanas, os
conflitos consigo e com o meio... É sobre esgotamento, sobre a
existência, sobre a vida em sociedade. É um olhar reflexivo sobre o
homem e seu meio.
Leia também, sobre o larp Morte Branca no Apenas um Jogo:
- Coberto de açúcar, trancado numa sala escura, ao som de Cash, Cave e Waits, Relato de Luiz Prado
- Comentário de Mariana Waechter
- Hvid Død, Relato de Tadeu Rodrigues
- Um Pouco mais sobre o larp Morte Braca (comentários e curiosidades)
- Anúncio do larp neste blog
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