domingo, 30 de março de 2014

O Nordic Larp está sendo colocado em cheque

postado originalmente no facebook em 30 de março de 2014

Ainda não li o artigo todo, compartilhado pelo Tony Mitton. Mas definitivamente o "Nordic Larp" está sendo colocado em cheque! (A poucos dias, Claus Raasted, Martin Ericsson e Aaron Vanek gravaram um podcast meio bêbados em um karaokê em Nova Iorque intitulado "Nordic Larp Sucks", no contexto da Living Games Conference).

Aqui o livro "Nordic Larp" e toda a cultura relacionada ao Knutepunkt foi determinante na construção dessa "Nova Onda" do larp brasileiro, como eu procuro apontar no artigo que foi publicado no The Cutting Edge of Nordic Larp. Mas eu devo confessar minha rejeição do termo Nordic Larp.

Eu não faço Nordic Larp. Eu faço larp e pronto. Fora dos contextos específicos onde eu acho que vale a pena usar o termo (para se referir a um movimento específico que tem como cenário principal a Finlândia, Noruega, Dinamarca e Suécia), eu acho equivocado aplicá-la a um "tipo" ou "forma" de larp. Dessa forma, ninguém vai me ouvir falando que A Clínica é Nordic Larp, ou que Ouça no Volume Máximo é Nordic Larp.

Eles são larp. Pelo contrário, eu vou dizer que tem o larp e como exceção tem o "boffer larp" e o "vampire larp", ou o "zombielarp" por exemplo. Mesmo que em termos numéricos de praticantes isso possa parecer estranho para alguém. Isso porque o larp é uma linguagem. O que muita gente está chamando de Nordic Larp é que se trata do campo vasto da linguagem, é meio briza querer agrupá-lo em uma subcategoria própria quando na verdade o que consiste em uma particularidade, um "subtipo" é esse outro tipo de larp.

Enfim. Defendo que não há uma larp (que é o boffer-larp ou o vampire-larp ou o american freeform) e o Nordic Larp é diferente disso.... Pelo contrário: há um larp (uma linguagem) e dentro dele o vampire-larp, o boffer-larp, se destacam como particularidades.




Tony Mitton carregou um arquivo.
Um, so at Intercon I gave a presentation entitled "Nordic Larps are Toss" and it ended up mentioned a few times on Facebook.
So here, for no particular reason other than I was asked, is my somewhat amended write-up of that talk. It's a bit long, and probably rather dull, so I wouldn't necessarily recommend reading it.
Oh, and since I'm neither Nordic nor North American I probably shouldn't be in this group anyway...

Nenhum comentário:

Postar um comentário