De hoje não passou. Como não achei na internet citação direta ao texto presente em A Arte do Vídeo, cito um trecho, muitíssimo semelhante, de outro livro de Machado, A televisão levada a sério, que possui visualização parcial no Google Books (altamente recomendado e agradeço).
15. Imagine (EUA, 1987). Videoclipe de Zbigniew Rybczynski, música de John LennnonZbigniew Rybczynski parece estar a frente de experiências com o vídeo eletrônico. Vou poupar meu tempo e colocar alguns links interessantes sobre ele (alguns em líguas bizarras, como russo e polonês).
Aparentemente, temos aqui um imenso traveling sobre uma sucessão de salas situadas no topo de algum arranhacéu de Novo York. Um grupo de personagens transita entre elas, passando de um compartimento a outro, vivendo situações emblemáticas da vida (nascimento, amor, traição e morte), enquanto evolui da infância à velhice e atravessa todas as fases da vida. Na verdade, o mago da eletrônica Rybcynski não utiliza aqui nenhum traveling real, mas um efeito digital conhecido como push-on ou slide effect e que consiste em fazer com que cada plano "empurre" o anterior para fora do quadro, dando a impressão de que a câmera está em movimento. O resultado é desconcertante em termos de expectativas visuais, uma vez que o movimento aparentemente contíunuo da câmera não nos dá, como habitualmente, um espaço e tempo homogêneos e contíguos, em raccord como se diz no cinema, mas uma sucessão de saltos e descontinuidades.
- Arlindo Machado, A televisão levada a sério, pág 45
in: http://books.google.com.br/books?id=z4_9KqAiZJwC...
Aí vai a lista:
site oficial: http://www.zbigvision.com/
facebook: http://www.facebook.pl/...
+ trabalhos no Rhizome: http://www.rhizome.org/...
clipe Imagine + comentários: http://indieshorts.blogspot.com/...
perfil no culture.pl : http://www.culture.pl/en/...
ficha no Medien Kunst Netz : http://www.medienkunstnetz.de/...
Nenhum comentário:
Postar um comentário