terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sites em Flash que sabem usar vídeo

O poder que o Flash tem já é velho conhecido dos designers. E talvez o uso desnecessário, ordinário, sem critério dessa tecnologia seja tão ou mais notório do que sua capacidade.

Particularmente, o Flash nunca me chamou a atenção. Verdade. Fui praticamente obrigado a começar a mexer nele aqui no serviço. E a maioria das coisas que me pediram até agora são coisas que eu resolveria no bom e velho CSS + Javascript (ô delícia!).

Mas o Flash tem sim sua graça e sua personalidade próprias, que ninguém imita... E talvez para chegar nessa miudez nada ordinária o cara tenha que ser muito bom de Flash mesmo! Ou só um pouco bom de flash e bom de verdade de cabeça.

Uma dessas coisas que ninguém tira dele é o poderosíssimo, incrível e multiuso componente de vídeo!!!! Vídeo, em Flash, é uma coisa maravilhosa. Já faz muito tempo que eu tenho visto excelentes casos de aplicação de vídeo em Flash. E quando eu me refiro a "aplicação de vídeo" não estou me referindo aos Youtubes e Vimeos da vida. Falo do Subservient Chiken e suas inúmeras cópias ou filhos (de marcas de shampoo à IBM), de campanhas da Pepsi e Coca-cola que usavam chroma-key para ter um personagem passeando pela tela e conversando com você, dos sites promocionais de filmes como o Funny Games U.S. (Violência Gratuita, no Brasil) e tantos outros que eu devo estar esquecendo.

O site de um humorista brasileiro (meu deus! quem é esse humorista, alguém me ajude! Quem é o designer que fez o site???), por exemplo, tem vinhetas com chroma-key de todos os personagens que ele interpreta... no meio do site mesmo, andando de lá para cá. Muito apropriado para o site de um humorista.

Mas recentemente cruzei com dois sites que me surpreenderam pela originalidade e simplicidade. E me deixou muito feliz de ver que tem gente, de verdade, que ainda têm muita noção trabalhando na área (e com flash), apesar das barbaridades que a gente vê com freqüência. Bom... saber que têm nós sabemos, mas é reconfortante quando encontramos novos exemplos.

Aqui vão meus exemplos, com comentários.

http://www.sixstation.com/ (veja o site)

Não me pergunte como ou onde eu cruzei com este site. Não faço mais idéia.
Primeiro, eles usam um efeito maravilhoso, que traz lágimas aos olhos de qualquer pessoa que já pintou com aquarela ou nanquim na vida. É um efeito que a gente sempre pensa em "emular" e usar para alguma coisa. Pois eles gravaram (e gravaram bem) e usaram!
Segundo, eles usam da própria linguagem do vídeo, muito inteligentemente, com desfoques, distorções e "pixelização". Quando vêm o loop, fica tudo maravilhoso.
Terceiro, mantém o contraste do site e quebra a monotonia.
Um primôr!









http://www.agenciaazul.com.br/ (veja o site)
Conheci pelo site do Rafael Costa.
Primeiro, a solução é no mínimo original, o azul do céu parece quase um chapado, tem só uma texturinha. De repente, não mais que de repente, vem algo voando, batendo asas, arás do texto. Sacadinha muito bem arranjada com o tempo de carregamento!
Segundo, há uma sincronia finíssima da nossa pequena "gaivota", que voa por trás do logo da agência. Depois é precedida por outros passarinhos também....
Terceiro, eles casam muito bem a animação dos elementos do flash com o "timeline" do próprio vídeo (isso já não cabia no segundo?)
A detonação da imagem não atrapalha em nada (dá um efeito de desfoque, como se fosse realmente uma paisagem ao fundo) e não cria poluição visual, até porque, devido ao enquadramento, as gaivotas não estão sempre na tela. Fora que a visão, silenciosa, de pássaros voando acalma até mesmo o fã mais incondicional de Hitchcock.
O único porém que eu colocaria é que, para não deixar que essa paz toda caísse na monotonia, nossos amigos na Azul trocam esse vídeo por outros, a meu ver menos eficazes. Tudo bem, tem um vídeo das ondas do mar... mas aquelas pedrinhas.... aquilo não dá não, né!?





Fica o registro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário