sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Um larp para entender a Palestina

Em março de 2012, a notícia de que um Ministro Norueguês falou sobre o potencial sócio-interacionista do RPG correu as redes sociais. "Larps podem mudar o mundo, declarou recentemente Heikki Holmås, o novo ministro norueguês do Desenvolvimento Internacional". A entrevista repercutiu anos a fio, sempre como se fosse uma novidade (como é de praxe na internet).

Na entrevista, além de sua trajetória pessoal como jogador, experiências significativas que ele viveu em larps ele fala também de "um projeto norueguês de larp na Palestina, que será realizado ainda este ano, do qual ele não conhecia todos os detalhes". O projeto em questão, entre a norueguesa Fantasiforbundet e O Fórum de Paz e Liberdade da Juventude, resultou no larp Até que a Morte nos Separe, também em 2012, promovendo interação entre as culturas nórdica e palestina.

O intercâmbio que começou naquele ano deu vida a uma sólida comunidade de larp no país, tendo resultado em muitos outros projetos: um grupo local organizado, uma publicação nacional (O Nascimento do Larp no Mundo Árabe) e um grande projeto entre a Finlândia e a Palestina, o larp Estado de Sítio, que ocorreu na Finlândia em 2013, fartamente documentado e com investimento robusto, apenas para citar alguns exemplos.

No larp Estado de Sítio os personagens vivem em uma Finlândia ocupada militarmente, em correspondência á ocupação israelense que acontece na Palestina. Foto:Tuomas Puikkosen
Longe dos ricos países nórdicos, no entanto, a cena do larp Palestino se desenvolve com vigor - mesmo sem tantos recursos. Interessado pela produção naquele país - e as similaridades que poderiam ter com a nossa - o pesquisador Tadeu Rodrigues Iuama entrou em contato com os produtores de lá e selecionou o jogo Então, você acha que consegue dançar? que se passa na Palestina, em 2002, mas que segundo o pesquisador pode ser entendido como um jogo "correspondente" ao seu irmão rico da Finlândia. Mohamad Rabah, por exemplo, é um dos autores de ambos os jogos.

Segundo os autores Riad Mustafa, Ureib Samad, Mohamad Rabah, é um Larp educacional para não-palestinos sobre a situação política interna palestina. Com seu larpscript traduzido pelo Tadeu Rodrigues, Então, você acha que consegue dançar? foi realizado pela primeira vez no Brasil por ele  no Sesc Sorocaba e é o próximo larp, no Sesc Itaquera, da Programação Apenas um Jogo - que traz todo mês um larp diferente, sempre no último domingo do mês.


NOV/ Então, você acha que consegue dançar? 
dia 26 de novembro, domingo - 14h00 / Sala de Convenções 

Os jogadores representarão personagens com diferentes pontos de vista políticos, que divergem sobre qual seria a solução para o fim da ocupação e sobre seus sonhos para o Estado Palestino.

Os eventos do jogo ocorrem em 2002, durante a invasão do exército israelense a Ramallah. Na ocasião, muitas pessoas, presas aleatoriamente, eram colocadas em um campo de detenção provisório na região. Depois de algum tempo, eram soltas ou transferidas para uma prisão permanente.

Por coincidência, um grupo de pessoas. que se conheceu 8 anos antes (1994), quando estudavam na Universidade de Birzeit, são presos durante esse período às 2:00 da manhã. E agora eles estão neste campo de prisioneiros com as mãos amarradas e os olhos cobertos. O jogo vai levar suas memórias de volta ao seus argumentos políticos durante 1993 (O acordo de paz de Oslo), e o que aconteceu com esses argumentos e visões em 2002.

A partir de 16 anos.

link: evento no site do Sesc
link: evento no facebook

Então, você acha que consegue dançar? é o penúltimo larp da programação Apenas um Jogo, que traz um larp por mês, todo último domingo do mês para o Sesc Itaquera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário