sexta-feira, 26 de maio de 2017

120 anos de Drácula



Pelo que me consta, hoje faz 120 anos da publicação de Drácula, de Bram Stoker. (alguém confirma?)

Não sei dizer exatamente o que me capturou nesse livro, lido pela primeira vez quando tinha 12 ou 13 anos. Romance de horror gótico missivista, ficou povoando a minha mente anos a fio. Voltei a ele algumas algumas vezes, quase sempre através de apropriações, releituras e estudos - e até hoje não fiz novamente uma leitura completa, até o fim, como deve ser feita.

Publicado em 1897, Dracula foi escrito para ler com tempo e dedicação. Se não como Poe recomendava ler os contos "em uma única sentada", ao menos não no transporte público e dividindo a atenção com milhões de estímulos. (quantas vezes eu não desci no ponto errado tentando lê-lo assim).

Algumas pessoas sabem que eu mesmo cozinho, já há um bom tempo (desde 2012, pelo menos) uma resposta poética à obra. Sem pressa. Alguma hora ela estará entre nós.

Apenas não foi na celebração dos 120 anos.

[postado orginalmente no facebook]

Nenhum comentário:

Postar um comentário