sexta-feira, 6 de maio de 2016

Três anos atrás eu estava no labJogos

postado originalmente no facebook em 6 de maio de 2016

Três anos atrás eu estava no labJogos.

Foi uma oportunidade incrível de expôr nosso trabalho e conhecer o trabalho de outros tantos articuladores, guerrilheiros, da arte participativa nacional.

Eu pude conhecer pessoas maravilhosas cujos trabalhos e trajetórias eu só conhecia pela internet. Gente como o Eduardo Caetano, Rafael Rocha, John Bogéa, Newton Rocha Nitro... e conhecer tantas outras pessoas igualmente maravilhosas como o Jairo Borges Filho, Chico Lobo Leal, João Pedro Torres e tantos outros.

Alguns eu só fui conhecer melhor no ano seguinte (como o Manuel Gomes).

Foi também oportunidade de reencontrar o Encho Vinícius Chagas, com quem eu tinha trabalhado anos atrás em SP - e que um mês antes eu jamais poderia imaginar encontrá-lo nesse cenário.

E, claro, uma enorme felicidade ao encontrar o Goshai Daian e o Krishna Farnese - que já faziam larp naquela época e que possibilitaram a apartir dali infinitas trocas. Desses encontros surgiram coisas maravilhosas, entre as quais o grupo Larp Brasil aqui no face. Foi quando conheci também, em Belo Horizonte, o paulista Jonny Garcia. Naquela época, ele já tinha organizado um larp - mas foi uma experiência isolada. Lembro que ele devorou o Guia de Larp que eu escrevi para o NpLarp durante uma palestra e depois veio falar comigo, com a cabeça visivelmente "explodindo" :D

Na volta para São Paulo, nos aproximamos bastante e eu tive a oportunidade de trocar muita coisa com ele e estar junto dele na realização de muitas coisas maravilhosas - em especial o LabLarp, um grande marco do larp em São Paulo.

'Cabou que o Jonny se tornou um dos grandes autores brasileiros. Hoje, mora no Canadá, onde eu fico feliz também por tê-lo apresentado a Mo Jave - o que o levou ao grupo de Nordic Larp de Hamilton onde ele continuou jogando e produzindo! Ah, essa chama inestinguível! heheheh. O Jonny voltou para o 3° LabJogos em 2015 trazendo dois jogos inéditos, desenvolvidos no Canadá, mais maduros que os que ele fez por aqui em 2013. Tive a felicidade de jogar ambos :D

Nada disso seria possível, é claro, sem a parceria inesgotável, inabalável e incomparável do Luiz Prado que desconfiava da ida ao primeiro labJogos, mas que está sempre pronto para embarcar nas jornadas do larp comigo, mesmo correndo o risco de ser "mais uma presepada". Não foi. O laboratório "mudou nossa vida e o larp nacional", nas palavras dele mesmo :D

Gratidão infinita, absoluta... e a certeza de que, independente dos altos e baixos da jornada, seguiremos em frente. De cabeça erguida, de punhos cerrados, abrindo caminho e reunindo pessoas. Porque é disso que a nossa arte é feita: pessoas reunidas.

E eu celebro a felicidade de ter um parceiro para todas as horas nessa jornada incrível, alucinante e desgastante que tem sido levar o larp a todas as partes, todos os lugares, todas as pessoas.

Um abraço especial para todos que fizeram e fazem parte dessa história, em especial para o outro dos "Luizes" (como ficamos conhecidos dali em diante):

Desistir nunca, recuar jamais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário