sábado, 27 de abril de 2013

LabTalks 2013 - Laboratório de Jogos

A seguinte apresentação foi realizada no Laboratório de Jogos 2013 (LabJogos 2013), em Belo Horizonte, no dia 27 de abril de 2013 (data onde a postagem se encontra nesse blog, para preservar a temporalidade). Este conteúdo, no entanto, foi postado neste blog no dia 19 de maio de 2017.

O registro audiovisual foi realizado, mas até hoje encontra-se perdido. Em vista disso, reuni as anotações (sinopse) e slides da palestra. Não dá conta. Mas pode ajudar outras pessoas a terem contato com parte das referências, discussões e vozes levantadas para a apresentação.



LabTalks /// formato ted talk




Videgames de terror/horror e o que isso tem a ver com nossos indie games /// formato ted talk

A franquia Resendent Evil não é mais a mesma. Convertida em uma série de jogos de ação, as vendas despencaram e os criadores ainda se perguntam "por quê?". Aliens Colonial Marines e Dead Space se propõe a serem jogos de terror, mas são respectivamente simples jogos de tiro em 1a e em 3a pessoa.

O painel se dispõe da debater a partir desses jogos - e dos games Clive Barker's Jericoh e Clock Tayer (sness) - a relação entre game design e experiência de jogo e analisar os jogos blockbuster baseados em engines prontos e o potencial de games independentes.

O que jogador procura em um jogo de terror e em outros jogos? O que a indústria está oferecendo e como os criadores independentes tem se relacionado com nessa equação. E, claro, o que nós, criadorers independentes (ou não) de jogos narrativos temos a ver com isso?

(( essa fala tem a ver com as perguntas: o que um jogador espera de um indie game? vale a pena tentar desenvolver o "próximo D&D" na minha casa? vale a pena mais um retroclone de d&d? - e porque os retroclones deram certo? - você vai conseguir fazer um jogo com gráficos /um rpg com ilustrações/ como Crisis ou Bioshok /ou com tanto suporte e ilustrações como D&D ou linha Wod/ ))


Heavy Rain, Walking Dead e Jurassick Park: Finalmente temos jogos de videogame narrativistas? /// formato ted talk

Ou porque os desenvolvedores da Quantic Dream e da Telltale Games tem que ler “o sistema importa”.

Análise do efeito que esses jogos (e farenheit/indigo prophecy) tiveram na cultura dos games, na ideia de que o game pode ser uma arte narrativa robusta e dos sistemas empregados nesses jogos.

O que temos a aprender com esses ”cases” – e o que esses gigantes premiados poderiam aprender com a gente?

Apresentando o Knutepunkt: Teoria do RPG não é só gamedesign // Ted talk

O painel visa apresentar o Knutepunkt, conferência anual sobre LARP e jogos narrativos que acontece todos os anos nos países nórdicos e que reúne representantes do mundo tudo (inclusive do Brasil).

Apresentará o formato do evento (conferência, larps, nordic larp talks, "a week in..."), livros publicados, parte da teoria desenvolvida ao redor do evento e também exemplificar tudo com alguns larps nórdicos (superproduções, larps de câmara, jeepforms, etc).


Playing at Reality: LARP território de criação experimental (laboratório) para jogos e como linguagem autônoma /// formato ted talk (não apresentado)

LARP é um jogo e uma forma de arte participativa. É uma linguagem autônoma, com suas próprias características, mas pode ser também um território de investigação e pesquisa para criadores de jogos – narrativos ou não.

O painel fala sobre a crtiação de um larp, tipos de larp e mecânicas e compara a criação de um larp com a de outros jogos no sentido de exemplificar sua viabilidade e potencial de playtest.

Nada mais é do que um ensaio, uma tentativa de compreender o larp como também uma ferramenta processual dentro de processos maiores de criação.



// Luiz Falcão é designer gráfico e artista visual de formação. Trabalha desde 2007 com criação de jogos (LARPs) para a ONG confraria das Ideias e desde 2011 para o grupo Boi Voador. Coordena em São Paulo o Núcleo de Pesquisa em Live Action Roleplaying, é autor do livro ”LIVE! Guia Prático para Larp” e atua também como Instrutor de Internet/Multimídia no Sesc São Paulo.


Links complementares:


- Programação LabJogos 2013

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